Páginas

Eu confio em Deus!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Saiba o que você tem que fazer pra sair do vermelho.

Especialistas em finanças familiares e pessoais dizem que para sair do vermelho é preciso aceitar suas “limitações”, mudar o estilo de vida e principalmente se adequar a elas. Essa é a única forma de “sair do fundo do poço” e de assumir o controle de suas finanças.

“se quiser diminuir ou até mesmo acabar com suas dividas, tem de cortar despesas”, Mauro Halfeld (Consultor)

Por isso, se for o caso, troque seu carro por um menor ou mais velho o quanto antes. Ou então mude-se para uma casa ou apartamento menor, reduzindo assim o aluguel, prestação da casa própria e condomínio. “se quiser diminuir ou até mesmo acabar com suas dividas, tem de cortar despesas”, diz o consultor Mauro Halfeld.
“Mas não deve cortar de forma radical nenhum item de seu orçamento. Quando isso acontece, a pessoa fica com a sensação de fraqueza, de frustração, e acaba se descontrolando novamente depois”.

Mas antes de partir para medidas tão drásticas, você pode tentar outras alternativas. Avalie o seu banco, veja as taxas que ele oferece. Existe bancos que são melhores para créditos e outros para investimentos. Trabalhar com bancos mais indicados para suas necessidades é algo que pode fazer uma diferença significativa em seu bolso todos os meses. O mesmo vale para as administradoras de cartões de credito.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil oferecem os menores juros nas diferentes modalidades de créditos (cheque especial, crédito pessoal e crédito ao consumidor). O Procon de São Paulo divulgou no fim do ano passado (2006) que os bancos citados à cima cobravam por mês 7,2% e 7,7% (130% e 143% ao ano) no cheque especial, respectivamente. No mesmo período a média nacional foi de 8,15% (195% ao ano).

“tome muito cuidado na hora de fazer um empréstimo, veja se realmente compensa e se não vai deixá-lo mais “enrolado” ou endividado do que já está”.

Nos cartões de crédito, a menor taxa do mercado é oferecida pelo Santander Light, lançado recentemente pelo Banco Santander, esse cartão é disponível também para quem não é cliente, a taxa desse cartão no ano passado foi de 5,5% ao mês (90% ao ano).
O Credicard Itaú é de 9,9% ao mês (210% ao ano) e o cartão Bradesco é de 9,2% ao mês (188% ao ano).
Ao invés de você ficar pendurado no cheque especial, cujo os juros são os mais altos do mercado, que estão na faixa de (195% ao ano, como vimos acima), você pode talvez contratar um empréstimo pessoal a ser pago de 12 a 24 meses (as taxas ficam na média de 85% ao ano). Com o dinheiro do empréstimo você pode cobrir o “rombo” do seu cheque especial e saber o quanto vai precisar por mês para pagar.

Mas tome muito cuidado na hora de fazer um empréstimo, veja se realmente compensa e se não vai deixá-lo mais “enrolado” ou endividado do que já está.

Veja abaixo uma pequena e simples conta que você pode fazer para saber como está o seu orçamento e se pode “dever” mais um pouco, ou se já está devendo mais do que poderia.
Os especialistas dizem que para o seu orçamento não estourar, as suas dividas não podem ultrapassar 30% de sua renda líquida.


1. Renda Líquida Mensal
(renda bruta – impostos e taxas)

---------------------------------------
2. Total de dívidas que você tem

--------------------------------------

3. Quanto você poderia dever
(30% do item 1)

------------------------------------------

4. Quanto você ainda pode dever
(item 3 – item 2)

------------------------------------------



Se o resultado do item 4 for negativo, você já estourou o seu limite. Se o resultado for positivo ainda poderá fazer alguma dívida.




Fonte inspiradora: Revista Época / 29-01-2007 / nº 454 / pág. 47

sugestão ou reclamação contate-nos(central.interve@gmail.com) ou deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário