Páginas

Eu confio em Deus!

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Para se Divertir

"Esselentíssimo" Juiz

Certa vez, ao transitar pelos corredores do fórum, fui chamadopor um dos juízes ao seu gabinete.

- Olha só que erro ortográfico grosseiro temos nesta petição.

Estampado logo na primeira linha do petitório lia-se:"esselentíssimo juiz". Gargalhando, o magistrado me perguntou:

- Por acaso esse advogado foi seu aluno na Faculdade ?

- Foi sim - reconheci. Mas onde está o erro ortográfico a que o senhor se refere ?
O juiz pareceu surpreso:
- Ora, meu caro, acaso você não sabe como se escreve a palavra excelentíssimo?

Então expliquei-me:
- Acredito que a expressão pode significar duas coisas diferentes.Se o colega desejava se referir a excelência dos seus serviços, o erroortográfico efetivamente é grosseiro. Entretanto, se fazia alusão amorosidade da prestação jurisdicional, o equívoco reside apenas na junçãoinapropriada de duas palavras. O certo então seria dizer “esse lentíssimo” juiz.

Depois disso aquele magistrado nunca mais aceitou, com naturalidade,o tratamento de excelentíssimo juiz.

Sempre pergunta:
- Devo receber a expressão como extremo de excelência ou comosuperlativo de lento?

in Revista da OAB, Dezembro de 2002

Anonimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário